quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O TÊNUE TRÂNSITO DE ADRIANA ARAÚJO


Em sua nova exposição individual no Museu da Cerâmica Udo Knoff (Pelourinho), Adriana Araújo constrói paisagens e trânsitos imaginários entre árvores criadas a partir da delicada união entre a madeira e a cerâmica. Abertura 23.11 (terça), 19h, visitação até o dia 30 de janeiro de 2011 A artista baiana Adriana Araújo apresenta sua produção artística intimista e esteticamente diferenciada na nova exposição individual que abre no próximo dia 23 de novembro (terça), às 19h, no Museu da Cerâmica Udo Knoff (Pelourinho). Em Tênue Trânsito, Adriana constrói paisagens imaginárias, com árvores criadas a partir da dedicada, e frágil, união entre a madeira e o barro - tanto das porcelanas portuguesas, quanto da cerâmica de Maragogipinho.

Tênue Trânsito, que fica em cartaz até o dia 30 de janeiro de 2011, traz duas instalações que dialogam entre si pela configuração do próprio espaço expositivo do Museu e pelos conteúdos poéticos, uma vez que ambas tratam da construção de paisagens imaginárias. De acordo com a artista, a exposição aborda a idéia de trânsito - tanto o trânsito cultural entre os países Brasil e Portugal (onde Adriana fez a residência artística que inspirou esta mostra), quanto pela proposta expográfica para o trânsito dos visitantes no espaço do Museu, marcando a interação com o ambiente da exposição. “É uma proposição de cuidado, de caminhar lento, além de uma relação direta com a idéia de interior e exterior. É um movimento delicado, leve, quase imperceptível entre culturas, entre lugares, entre sujeitos e objetos”, explica Adriana.

A mostra é realizada pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) e integra o circuito de exposições temporárias realizadas no Museu da Cerâmica Udo Knoff desde sua reabertura, em julho de 2009. Nessa ocasião, a montagem que marcou a inauguração do primeiro andar para as mostras temporárias foi a coletiva Keramike, da qual Adriana Araújo também participou.
Fonte:www.salvadoracontece.com.br