sábado, 20 de novembro de 2010

Dia de laços brancos e consciência negra.

As árvores de Salvador amanheceram ontem enfeitadas com laços brancos para lembrar que hoje é Dia da Consciência Negra, com larga programação neste final de semana . Os ojás - como são chamados esses panos em  iorubá - são usados para demarcar territórios sagrados.
Foram colocados à meia-noite de ontem, em pontos como o Dique do Tororó, Corredor da Vitória e Campo Grande. O coordenador geral do Coletivo de Entidades Negras (CEN), Marcos Rezende, diz que as árvores significam resistência.
“Veja o caso da Fonte Nova, o estádio caiu e as árvores continuaram lá”. Nos dias de hoje, explica o historiador, resistir é lutar contra a intolerância religiosa.  “Nos ônibus, nos carrinhos de café, em qualquer lugar, somos assediados por pessoas que apontam o candomblé como coisa do diabo”. 
Para a secretária de Promoção da Igualdade, a socióloga Luiza Bairros, a intolerância religiosa é uma expressão do preconceito racial. Ela lembra o caso recente da ialorixá torturada em Ilhéus. “A situação envolve intolerância, racismo e preconceito contra a mulher”. Em 20 de novembro de 1695 morreu Zumbi dos Palmares, ícone da luta contra a escravidão. Por isso a escolha da data. Mas a homenagem só foi estabelecida em 2003.
SÁBADO 8h  Mutirão de combate ao glaucoma - doença mais comum na população negra   - na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina 
 8h30  Palestra Africanidade e Formação do Povo Brasileiro na Escola Naomar Alcântara, em Cajazeiras.
 16h  10ª Caminhada da Liberdade - 10 Anos de Luta por Reparação. Do Curuzu até a Liberdade
 16h  31ª Marcha Zumbi dos Palmares. Saída do Largo do Campo Grande
 DOMINGO
 8h  2ª Corrida Rústica Zumbi - Dandara - Zumbi. Do Campo Grande à Fazenda Garcia.
 9h 11ª Caminhada Zumbi - Dandara - Zumbi. Saída do Largo da Fazenda Garcia.
 10h  6ª Caminhada pela Vida e Liberdade Religiosa. Do Engenho Velho da Federação ao Dique.
 12h  Feijoada de Ginga e Música de Gal do Beco. Praça das Artes - Pelourinho.
Fonte:www.correio24horas.com.br