15 de outubro de 1982: o primeiro show oficial dos “Titãs do Iê Iê”. A
banda que na época era um noneto, formado por colegas de escola e
amigos em comum, dava seu primeiro passo para
em seguida marcar a história da música brasileira. Arnaldo Antunes,
André Jung, Branco Mello, Ciro Pessoa, Nando Reis, Marcelo Frommer,
Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Bellotto iniciaram no underground
paulistano tocando em lugares um tanto quanto exóticos para uma banda de
rock. Estilo a parte, hoje os TITÃS desenvolveram com o passar dos anos
músicas tão diferenciadas que se tornaram únicos no rock nacional.
Logo a banda fez um contrato com a WEA, Ciro Pessoa deixou a banda e de “Titãs do Iê Iê” passou a ser apenas “TITÃS”. O primeiro
LP (Titãs-1984) trouxe uma série de músicas que se tornaram hits.
Embora neste momento apenas “Sonífera Ilha” tenha feito sucesso, outras
como: “Marvin”, “Go Back” e “Querem Meu Sangue” vieram a se tornar
populares com o tempo. O disco marca as primeiras aparições da banda na
televisão em programas consagrados como Raul Gil e Chacrinha.
Em
1985 Charles Gavin substitui André Jung nas baquetas, tendo no
currículo bandas como IRA! e RPM. Com produção de LULU SANTOS o segundo
LP “Televisão” assim como o primeiro não teve grande sucesso de
vendagem. Os Titãs tinham contrato de 3 discos com a WEA, e após dois
fracassos comerciais, agora era tudo ou nada. Para aumentar o clima de
tensão, Arnaldo Antunes e Tony Bellotto foram presos por porte de
heroína. Foi neste clima que a banda decidiu apostar todas as fichas, e
com produção de Liminha (ex-baixista dos MUTANTES), criar um dos discos
mais importantes do rock no Brasil: o LP “Cabeça Dinossauro” (1986).
O
disco mais do que polêmico, logo chegou à marca de 300 mil cópias
vendidas, e as rádios não paravam de tocar músicas como “Família”,
“Polícia”, “Igreja”, “Homem Primata”, “O Que”, e “Bichos Escrotos”.
Nesta última, as rádios pagavam multas por tocarem a música que possui o
trecho “...Vão se foder!”, mas os pedidos eram tantos que as rádios
preferiam tocar a música. O disco possui tantos hits, que mais parece
uma coletânea.
No ano seguinte, outro excelente disco era lançado
pela banda: “Jesus Não Tem Dentes No País Dos Banguelas” (1987). Trouxe
faixas como “Lugar Nenhum”, “Comida”, “Diversão” e “Desordem” que se
tornaram grandes sucessos. Este é sim onde foi atingido o ápice de toda a
criatividade destes grandes músicos. Em 1988 os Titãs tocaram no
Festival de Jazz de Montreux. A apresentação na Europa rendeu um disco
ao vivo, “Go Back” que se tornou um sucesso estrondoso, faixas como “Go
Back” e “Marvin” dominavam as rádios naquele ano.
Em 1989 os Titãs
lançaram o que foi chamado de “o disco mais bem produzido da história
do Brasil”, Õ Blésq Blom. De fato é muito bem produzido e com
composições fantásticas, como “Flores” e a esquizofrênica “O Pulso”. O
disco tem como diferencial a inspiração no casal Mauro e Quitéria, que a
banda conheceu na Praia da Boa Viagem, inclusive a primeira faixa e a
última são cantorias do casal nordestino. E como bônus o videoclipe de
“Flores” rendeu um MTV Vídeo Music Awards, quando ainda não existia a
filial brasileira.
Com
tudo até então realizado, a banda lançou um disco que foi duramente
criticado, “Tudo Ao Mesmo Tempo Agora” (1991). O disco é mais pesado do
que os anteriores e possuí letras um tanto quanto peculiares. Como
exemplos podemos citar as músicas “Clitóris”, “Isso Pra Mim É Perfume” e
“Saia de Mim”. Arnaldo Antunes decide então deixar a banda, e
dedicar-se à sua carreira solo e trabalhos com literatura e artes
plásticas. Com a toda a crítica contra eles, os Titãs continuam na briga
com um disco mais pesado ainda e mais polêmico. Em 1993 “Titanomaquia”
chega às lojas, com músicas que deixam bem claro que a banda não se
importava com a crítica. O disco foi produzido por Jack Endino, que
também produziu artistas como NIRVANA, BRUCE DICKINSON. Faixas como
“Será Que É Isso Que Eu Necessito?, “Nem Sempre Se Pode Ser Deus” e “A
Verdadeira Mary Poppins” tornaram-se clássicos da música pesada em nosso
país.
Estava na hora de voltar à pegada de Õ Blésq Blom. Em
1995 chega às lojas “Domingo”, disco muito bom, porém as letras mostram o
cansaço que as longas turnês vinham causando nos integrantes. Domingo
foi um sucesso, e faixas como “Tudo O Que Você Quiser”, “Domingo” e “Eu
Não Aguento” foram muito tocadas. Mas isso tudo nem se comparou ao
sucesso que estava por vir.
A
banda que era conhecida pelo exagero sonoro e músicas fortes, lançou em
1997 o “Acústico MTV”, resultado: 1,7 milhões de cópias vendidas. Com
participações de MARISA MONTE, JIMMY CLIFF, ARNALDO ANTUNES e RITA LEE, o
CD rendeu um disco de diamante para a banda e uma turnê de muito
sucesso. Em seguida, outro enorme sucesso. “Titãs Volume Dois” (1998)
trouxe releituras de músicas da banda e um cover do clássico “É Preciso
Saber Viver” (Erasmo Carlos/ Roberto Carlos).
Em 1999 os Titãs
trazem aquele que julgo como o trabalho mais fraco da banda, um disco de
versões. “As Dez Mais” trouxeram sucessos de grandes artitas
brasileiros como ULTRAJE A RIGOR, MAMONAS ASSASSINAS, RAUL SEIXAS,
TIM MAIA, entre outros. O disco vendeu super bem, o público gostou do
que ouviu. Mas ainda acho que esse grupo de músicos é muito bom para
fazer covers.
2001 foi um ano triste, o guitarrista Marcelo
Frommer morreu atropelado durante a produção do CD “A Melhor Banda De
Todos Os Tempos Da Última Semana”. O disco além de ser o último com
participação de Marcelo, também é o último de NANDO REIS com o grupo,
que deixou o grupo para dedicar-se apenas a seu carreiro solo. O disco
conta com o gigantesco sucesso “Epitáfio”, “O Mundo É Bão Sebastião”, “A
Melhor Banda...” e outras excelentes músicas. “Como Estão Vocês?”
lançado em 2003 foi o primeiro trabalho da banda como quinteto. É muito
bom, embora haja ressalvas, conta com músicas como “Enquanto Houver
Sol”, “Provas De Amor”, “Vou Duvidar”, “Eu Não Sou Um Bom Lugar” entre
outras músicas muito interessantes.
Voltando a trabalhar com a
MTV, em 2005 os Titãs lançam o disco ao vivo “MTV Ao Vivo”. Contando com
músicas de toda a carreira da banda o CD e DVD é um registro muito bom.
Em 2008, é realizada uma turnê excepcional, juntamente com OS PARALAMAS
DO SUCESSO comemorando 25 anos das bandas. Foi de estrondoso sucesso,
rendendo o excelente CD e DVD “Paralamas e Titãs: Juntos e Ao Vivo”.
Após seis anos sem produzir nada inédito, o disco “Sacos Plásticos”
(2009) é lançado. Contando com músicas muito interessantes como “Deixa
Eu Entrar” (em parceria com ANDREAS KISSER), “Amor Por Dinheiro”, “A
Estrada” e os sucessos radiofônicos “Porque Eu Sei Que É Amor” e “Antes
De Você”. No mesmo ano o baterista Charles Gavin deixa a banda e passa a
dedicar-se à sua carreira de apresentador e historiador musical.No Rock
In Rio 2011 abriram o festival junto com os PARALAMAS e também fizeram
um show com a banda XUTOS & PONTAPÉS de Portugal, hoje lançado em
DVD.
Agora em 2012 eles chegam a 30 anos de carreira, foi lançada
uma versão de luxo do disco “Cabeça Dinossauro” remasterizado duplo e
com uma música inédita, além disso a banda está com duas turnês a pleno
vapor. O excelente baterista Mario Fabre assumiu o posto de Charles. A
turnê “Futuras Instalações” conta com os maiores sucessos dos trinta
anos da banda, e como comemoração estão lotando shows tocando na íntegra
o disco “Cabeça Dinossauro”. Planejam também lançar em 2013 mais um
disco de inéditas.
Com todos esses anos de sucessos, e provas de
que são músicos muito competentes. Os Titãs atravessaram todas as
barreiras que o tempo pode trazer a uma banda. Embora existam pessoas
que digam que com o tempo perderam criatividade, se venderam as rádios,
tenho convicção de que os Titãs são uma das maiores, se não a maior
banda do Brasil. Enquanto algumas bandas brasileiras que sucumbiram ao
tempo serem lembradas com muitas honras, bandas que continuam na luta
como os TITÃS, são crucificadas por se reinventarem musicalmente.
Arnaldo saiu da banda mas continua compondo junto dos ex-colegas,
Charles continua como parceiro e inclusive tocará na turnê comemorativa e
Nando sempre será um titã. Marcelo, é a única verdadeira perda da
banda. Mas Titãs sempre serão os TITÃS. Concorde ou não, o sucesso deles
sempre será a conclusão.Fonte:Whiplash