segunda-feira, 9 de julho de 2012

Errei e agora? Experts dão soluções para corrigir ou camuflar o problema até a ida ao salão

268 beleza cabelos erros descoloracao desandouA descoloração desandou.Não chegou lá
O cabelo ganha um tom "água de salsicha" ao clarear menos do que o esperado. No salão, reaplica-se o descolorante só nas áreas alaranjadas. "É um trabalho meticuloso e exige atenção no controle da ação do produto", avisa a cabeleireira Jô Nascimento, de São Paulo. O tratamento é finalizado com um tonalizante perolado para garantir um loiro natural.

Deu branco Quando a descoloração passa do ponto, deixando áreas mais claras, uma das saídas é escurecer apenas essas partes. Para maior segurança, o ideal é executar a operação por etapas. "Primeiro, faço uma pré-pigmentação com tons quentes - um tonalizante dourado, se o cabelo for loiro-claro, ou acobreado, se for escuro -, enxáguo e, no final, coloco a cor desejada", enumera Juha Antero, do MG Hair Design, em São Paulo.

268 beleza cabelos erros tintura escureceuA tintura escureceu demais o cabelo
Volta às origens

Se o cabeleireiro avaliar que a descoloração vai agredir muito os fios ou que há o risco de manchas, usa um xampu de limpeza profunda para remover boa parte dos pigmentos. "Em seguida, fazemos uma hidratação potente, como a Óleo de Argan, em cabelos crespos, ou a Moroccan Oil Light, nos normais ou com raiz oleosa, e finalizamos com luzes", detalha o colorista Juha Antero.
Borracha nela! "No salão, basta aplicar imediatamente um decapante suave, como o Effaçol, da L'Oréal Professionnel, para eliminar o excesso de pigmentos, e em seguida um tonalizante para tornar a cor homogênea e aumentar o brilho", diz Viktor I, do Vimax Art Hair Beauty, em São Paulo.
Santo finalizador A atitude a tomar se você não pode ir ao salão imediatamente é apelar para um coque básico e discreto, finalizado com pomada. "Quanto menos exposto o cabelo ficar, mais despercebido vai passar", assegura Marco Antônio de Biaggi, do MG Hair Design.


268 beleza cabelos erros franja tortaA franja entortou
Entre na linha "Em alguns casos, é possível fazer um novo corte da franja", sugere Lucas Ramos. Mas atenção: o conserto pode resultar em um comprimento acima das sobrancelhas, do tipo usado pela atriz Mayana Moura (a Melina, da novela Passione). Ou seja: para poucas.
Puxa e estica Aumentar alguns milímetros uma franja volumosa e rebelde é possível com a Selagem Térmica Cadiveu, feita no salão. Após o xampu pré-tratamento, os fios são secos e recebem o produto à base de cisteína e aminoácido. "Depois, uso secador e prancha, enxáguo e finalizo com uma máscara restauradora", conta Lucas.
Saia da tribo Seu cabelo é grosso e, ao cortar a franja, você ficou com um look índia? "Desfio os fios na vertical para que percam peso e volume", diz Marco Antônio de Biaggi.
Jogada de mestre "Para disfarçar a franja torta, mude-a de posição ou jogue-a para o lado contrário. Aplique um spray de fixação leve, usando secador se achar necessário", ensina o cabeleireiro Tiago Parente, do Fashion Clinic, no Rio de Janeiro.
Vá de aplique Você também pode apostar em faixas e grampos ou recorrer a franjas fake (desde que sejam da cor exata de seu cabelo). Há as feitas de fios naturais ou de fibras artificiais, como o Hairdo Clip-In Bangs, o queridinho da atriz Jessica Simpson. Trata-se de um aplique que é preso com três presilhas tic-tac. Custa, em média, R$ 165.
Onda retrô Se o problema não é o alinhamento, mas o arrependimento, prenda a franja para trás com uma fivela ou grampo, sem puxar muito os fios, para que forme um topete ao estilo anos 1960.


268 beleza cabelos erros vermelho desbotadoO vermelho está desbotado
Mudando de tom Desistiu de ser ruiva? Paciência, pois o pigmento não sai facilmente, apesar de desbotar rapidinho. E, se a cor anterior era loiro ou castanho-claro, a luta fica mais dura. Então, escurecer é a opção mais fácil. Caso contrário, é preciso fazer uma descoloração leve (para não detonar os fios), tingir com uma cor fria (como a gama dos cinzas) para anular o vermelho e, depois, aplicar a coloração ou o tonalizante de sua escolha. "Dá para clarear o ruivo em até três tons. Mais do que isso, só com uma descoloração seguida de tintura em doses homeopáticas (uma por semana)", avisa Eron Araújo, do Studio W Iguatemi, em São Paulo. "Também aconselho uma hidratação à base de proteína para deixar o fio mais saudável e resistente. Geralmente, em quatro sessões o problema se resolve", completa.
Red power Para manter a cor radiante, é preciso tingir o cabelo mensalmente, o que pode causar ressecamento. Para iluminar sem desidratar, peça ao profissional para aplicar a tinta só na raiz e o tonalizante no comprimento. Mas o resultado dura menos: o procedimento deve ser repetido a cada 20 dias, em média.
Álcool free Finalizadores à base de álcool roubam os pigmentos do vermelho. Portanto, olho no rótulo ao comprar cosméticos sem enxágue.
Curta duração O ruivo é a coloração campeã em deixar qualquer mulher vermelha de raiva. "Depois de uns 15 dias, em média, o tom começa a perder a vibração e vai ficando com um ar envelhecido, triste", descreve Eron Araújo. Para retardar um pouco o desbotamento, uma alternativa possível é trocar seu xampu habitual por um com pH baixo, entre 4,5 e 5,5 (geralmente essa informação vem escrita na embalagem).

268 beleza cabelos erros corte desagradouO corte não agradou
Questão de ordem Uma das opções para consertar camadas e repicados malfeitos é apelar para um corte reto. "Se, ao contrário, o que deveria ser simétrico entortou, a solução é repicar", avisa Lucas Ramos, da Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro. Mas é bom ficar sabendo: nos dois casos, será preciso tirar um pouco do comprimento.
Ângulo certo Claus Borges, do Beka Internacional, em São Paulo, aponta outra saída para quem tem fios longos e ficou com o repicado errado: acentuar a tosa a partir do queixo. "Assim, o cabelo ganha mais movimento e a falha não fica tão evidente. Bônus: você vai perder pouco no comprimento."
Camuflagem Não quer encarar a tesoura de novo? Então, vá de musse de volume. Se você tem cabelos finos, aplique o produto nos fios úmidos e seque com difusor para que o ondulado disfarce as linhas tortas. Nos grossos e cacheados, espalhe a musse no cabelo bem molhado, amasse com as mãos e deixe secar ao natural.
Preso fashion Outro recurso é apelar para tranças, rabos de cavalo e coques banana, que estão em alta. Para fixar os fios, recorra a uma pomada potente.
Sem rebeldia Se o cabeleireiro exagerou no repicado e os fios ficaram muito curtos e rebeldes ou você não consegue mais viver sem a escova - o que realça ainda mais as linhas do corte -, Marco Antônio de Biaggi sugere recorrer novamente à pomada. "Coloque o equivalente a uma ervilha de produto na palma das mãos, esfregue uma na outra e passe nas mechas secas, da metade do comprimento às pontas, para assentá-las, ou só onde os fios precisam ser domados", ensina.


268 beleza cabelos erros escova progressiva fakeA escova progressiva ficou fake
Dá-lhe, tesoura! Você acha que se deu bem com o liso, mas quer um pouquinho de balanço. Aposte em um bom corte. "Um repicado médio, na altura dos ombros, ou curto, na nuca, traz leveza, faz o cabelo dançar ao menor movimento da cabeça e fica superfashion", afirma a cabeleireira Renata Souza, do Laces and Hair, em São Paulo.
Faxina geral O truque para amenizar o efeito artificial (liso demais) é investir no xampu antirresíduos ou adstringente. "Aplicado uma vez por semana, ele acelera o processo de remoção da química. Para amenizar o ressecamento, substitua o condicionador por uma máscara hidratante duas vezes por semana", aconselha Luciano Calçolari, do L'Officiel III, em São Paulo.
Enrole-se Prefere esperar o alisamento sair por conta própria, mas quer dar um jeito na cabeleira murcha? "Aplique um spray de fixação forte em cada mecha já seca e enrole-a num bobe largo. Solte após 20 minutos. O cabelo ganha balanço, dando uma boa enganada", garante Luciano Calçolari. O efeito pode durar algumas horas, dependendo do tipo de fio.Fonte:Elle