quinta-feira, 28 de abril de 2011

Diquinha da DDB - Como pedir (e ganhar!) um aumento

Depois do furor da crise, as empresas voltaram a crescer e cada vez mais estão entendendo o seu trabalho como um negócio. Agora é a sua grande chance de mostrar que contribuiu para os lucros do ano passado.
Como pedir (e ganhar!) um aumento
Você deu duro o ano inteiro para a empresa prosperar. Nada mais justo que ser recompensada. Mas só de pensar em entrar na sala do chefe para pedir um reajuste já sente aquela dorzinha no estômago. "Existe tensão dos dois lados: você teme ouvir um não e até ver seu emprego balançar; o superior teme perdê-la", diz Adriana Gomes, coordenadora do Núcleo de Estudos em Gestão de Pessoas da ESPM, em São Paulo.
Temos, porém, boas notícias para impulsioná-la porta adentro. Aquela história de que as mulheres estão fadadas a ganhar menos que os homens já caiu por terra nas empresas que são modelo de gestão. Nas 50 melhores para trabalhar em 2010, segundo eleição da revista Você S/A, o salário deles só é maior em cargos até 1 020 reais. A partir desse valor, nos saímos melhor. Além disso, as empresas voltaram a crescer. E cada vez mais se baseiam em resultados. Por isso, se você aprender a falar a linguagem dos números, verá o reflexo no seu bolso.

Quanto você vale?

Para ganhar mais, não basta ser competente, é preciso demonstrar excelência. Portanto, antes que a chefia a coloque à prova, é melhor você mesma fazer um checkup do seu desempenho. Facilita se adotar um hábito: tomar nota semanalmente das tarefas que assumiu e como as desempenhou. "Se você deixou de cumprir algum item da lista, um aumento está fora de cogitação. Se alcançou seus objetivos, apenas correspondeu ao que a empresa já esperava de você. Agora, se excedeu as expectativas, está apta a pedir uma revisão salarial", afirma Stefi Maerker, diretora da SEC Talentos Humanos, empresa de consultoria de São Paulo.Fonte:www.nova.abril.com.br