Basta cair uma gota de água do céu para que os fios de cabelo fiquem elétricos e arrepiados, efeito que desaruma e derruba qualquer visual. Como hoje o dia amanheceu chuvoso e sem previsão de melhora, nós vamos dar dicas de como evitar a nuvem de rebeldia da sua madeixa.
Os dias de chuva tem o poder de arrepiar nossos cabelos, porque a umidade entra em contato com os fios, carregados de hidrogênio, e causam uma ligação química natural que altera a estrutura dos cabelos e os deixam arrepiados. Nesse caso, explica o cabeleireiro Joe Rocha, do salão RW Hair Design, as cutículas dos fios se abrem e eles tendem a “voltar ao seu estado normal”. O que isso significa? Na prática, é a morte da chapinha e do secador. Para evitar esse efeito cruel, uma opção é impermeabilizar os cabelos com um spray ou leave-in que crie uma película protetora.
Os produtos anti-frizz que vemos no mercado não agem sobre os arrepiados, mas servem para tirar a ondulação dos cabelos, o que, em caso de chuva, pode ser muito interessante. Algumas dicas do cabeleireiro são o silicone Lumino Contrast da L’Oreal, o óleo Lifetex Extra-Rich da Wella e a cera siliconada Girl Toys da BedHead.
Mas não é só a chuva que causa frizz nas madeixas. Basta alguns minutos no secador para os fiozinhos começarem a subir. O atrito do vento seco com o fio gera eletricidade estática e o cabelo fica com aquela 'nuvem’ de fios arrepiados. A solução? Para o cabeleireiro Joe Rocha, o melhor é esperar. “A eletricidade vai e vem, então depois de algum tempo o cabelo volta ao normal”, explica ele.
Mas a paciência é uma dádiva que nem todas temos. Por isso, existem os pentes de madeira, que são anti-estáticos e ajudam o cabelo a “descer” na hora. Agora, não são apenas os secadores e os dias úmidos que deixam nossos fios arrepiados, são?
Quando o cabelo está ressecado, a “nuvem de rebeldia” também pode aparecer. Nesses casos, o ideal é um tratamento de choque, com hidratação intensiva. Se não houver tempo para isso, use um reparador de pontas, um silicone ou uma pomada (eles apenas controlam o arrepio, mas não recuperam o cabelo). Se o problema forem pontas duplas, esqueça: o jeito é cortar mesmo.Fonte:Cristina Argangeli