quinta-feira, 28 de julho de 2011

Marca torce pelo Foo Fighters no Brasil

Em entrevista para a TV Meio & Mensagem, Trident gera buzz em torno de show da banda ainda em 2011. Ela avisa que negocia a vinda dos músicos

Apesar da grande expectativa do público, não está confirmada a vinda do grupo ao Brasil neste ano Crédito: Foo Fighters/Facebook
A marca Trident se junta à grande torcida que existe especialmente nas redes sociais para que a banda Foo Fighters se apresente no Brasil, de preferência neste ano. Em entrevista à TV Meio & Mensagem, Vinícius Germano, gerente de marcas da Kraft Foods (dona de Trident), comentava o apoio da marca a eventos de música, um dos pontos de paixão de seu público-alvo, os jovens. Ao enumerar os festivais e shows que ganharam patrocínio de Trident, um deles chamou atenção e se espalhou pela mídia digital. Exatamente o apoio à vinda do Foo Fighters, até o momento uma incerteza, ainda que diversos moradores do País tenham manifestado pela web o desejo de vê-los por aqui – a ponto de o próprio Dave Grohl, o vocalista, fazer menções ao afã brasileiro.

Na declaração de Germano, a frase que provocou barulho é a seguinte: “durante o ano de 2011, Trident patrocinou diversos festivais como o Rock in Rio, Creamfield, show do U2, show do Foo Fighters, que vai acontecer agora, Pearl Jam... Ou seja, diversos shows musicais, que é onde nosso consumidor vai. E o Planeta Terra não podia ficar fora dessa.”
Fã do Foo Fighters, Germano se deixou envolver pelo entusiasmo que a banda vem causando por aqui. “Nós queremos o Foo Fighters também”, respondeu ao Meio & Mensagem. Afirmou que torce para que o grupo venha mesmo. E mais não disse. A empresa preparou uma resposta: “Assim como milhares de fãs, Trident, marca da Kraft Foods Brasil, também quer muito o Foo Fighters no Brasil e confirma que, juntamente com outros parceiros, está negociando a vinda do grupo norte-americano ao país.”
A repercussão dessa declaração à TV Meio & Mensagem dá mostras de como é imensa a ansiedade pela confirmação do show. E sugere que as marcas que conquistarem um espaço de patrocínio na apresentação – e ajudarem, com isso, a trazer os músicos – podem faturar pontos valiosos na percepção dos fãs.
Mas há uma iniciativa correndo no Facebook – e que tem até um site exclusivo – que procura trazer a banda independentemente do patrocínio de marcas. É o movimento Foo Fighters 50 Pila. Como descrito no perfil criado na rede, trata-se de uma mobilização para atrair um grande número de adeptos que garantam um custo baixo para os ingressos. O show seria completamente financiado pelos fãs.
De acordo com o perfil no Facebook do Foo Fighters 50 Pila – ou FF50Pila –, o projeto nasceu de iniciativas quase simultâneas dos publicitários Rafael Ziggy e Bruno Mendonça. O primeiro criou um evento fictício na rede. O segundo buscou o contato para banda para falar sobre um show via crowdfunding. Fonte:Meio&Mensagem