quinta-feira, 28 de julho de 2011

Salvador terá edição do "Brasil Celtic Festival" com bandas da Irlanda‏

projeto também vai passar pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais e fará intercâmbio com atrações locais.
Os amantes do pop rock e da cultura tradicional da Irlanda - país de origem de ícones do pop como o U2 -, já podem se programar. Entre os dias 14 e 16 de outubro, em local ainda a definir (estão sendo cotados a Concha Acústica e o Pelourinho), a capital baiana receberá a primeira edição do "Brasil Celtic Festival" - evento que vem promovendo o intercâmbio cultural entre artistas brasileiros e baianos na Irlanda. 

 
Entre as muitas atrações internacionais que desembarcam por aqui, já estão confirmadas as bandas Mako(indicada a 4 Grammys este ano), a Bipolar Empire e a tradicional Blackwater Celtic Trio. A organização do projeto está de olho em grupos baianos para integrar a edição do Festival em Salvador, que além da capital terá uma edição especial em Capim Grosso, no interior do estado.  O BCF também passará pelos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, sempre contemplando atrações locais. Além de shows, o evento promove espetáculos de dança, gastronomia e fotografia. 

Quem está trazendo o Festival para a Bahia é o produtor cultural soteropolitando Christiano Bomfim, que há quase um ano trocou a badalação praieira pelo charme dos pubs irlandeses, após um convite do Parlamento Irlandês para desenvolver atividades culturais no país, com apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia. No ano passado, o organizador levou o guitarrista Armandinho Macedo, que se apresentou e ministrou aulas de guitarra baiana no I Festival Brasileiro no sul da Irlanda, em 30 de novembro de 2010. Esse ano, o produtor atravessou o Atlântico para promover um intercâmbio entre a cultura do Brasil e do país europeu, em terras baianas.
A caravana que irá executar todo o projeto multicultural em solo brasileiro é composta por: 01 jornalista do segmento de turismo e entretenimento para publicação na Europa; 02 fotógrafas - Eliana Kraut (brasileira) e Mary O'Neill que farão a exposição de fotografias da cultura e paisagem; 01 cheff para mostra gastronômica Irlandesa; 02 dançarinos Irlandeses;  03 grupos de música tradicional irlandesa, incluindo a banda Blackwater Celtic Trio que participou do X Mercado Cultural 2010, além da abertura do Phoenix Jazz Festival de Praia do Forte, ano passado. 
"Além da novidade da realização do Festival na cidade de Capim Grosso e do intercâmbio entre as escolas (locais), o Festival percorrerá outros estados (RJ e MG), e as cidades contempladas terão atrações locais. No Rio, o grupo musical confirmado é o Café Irlanda e em Minas Gerais a banda escolhida foi a Braia, do músico Bruno Maia (ex- vocalista da banda Tuatha de Danann). O festival também ja tem convites para participar de outros eventos no interior da Bahia", adianta Christiano Bomfim.

Armandinho Macedo é um dos baianos cotados para se apresentar na Irlanda
Para a edição estrangeira do Brasil Celtic Festival, que deve ocorrer nos dias 04 e 05 de novembro, na Irlanda, o projeto pretende levar daqui a capoeira, a dança do grupo Tran Chan, o músico Armandinho Macedo e o ator Anderson Grilo (filme "Besouro"). 
"Acabamos de entrar com o projeto de intercâmbio no edital do Fundo Estadual de Cultura para custeio das despesas de viagem dos artistas brasileiros, para o final da turnê do Festival na Irlanda. Foi programado novamente o instrumenstista Armando Macedo (a pedidos, devido ao grande sucesso do ano passado), a Cia de Dança Contemporâena Tran Chan, com o prêmiado espetáculo "Estão Voltando as Flores", produzido por mim em 2005. E também a capoeira da Bahia com o ator Anderson Grilo, do filme "Besouro" (interpretou o personagem "Quero Quero"), que fará uma apresentação e troca de experiências com grupos de capoeira locais (Irlanda). Esperamos que o projeto seja aprovado!", revela.
Conheça duas bandas que irão se apresentar no "Brasil Celtic Festival", em Salvador:
Fonte:Ibahia