E depois de "10" anos, chega ao fim uma das sagas de maior bilheteria (Sem falar de fãs) do mundo. Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2, encerra com maestria a história do Bruxo (Geralmente, quando vemos a palavra Bruxo, vêm algo negativo em mente, pois geralmente bruxaria sempre foi retratada com algo feito para praticar o mal) mais querido e amado do mundo. Serei honesto com vocês, não assisti os dois primeiros filmes no cinema, (Harry Potter e a Pedra Filosofal de 2001, e Harry Potter e a Câmara Secreta de 2002) pois me parecia coisa bem pra moleque mesmo. Mas se arrependimento matasse, eu
taria com o Senhor das Trevas, bebendo Skol quente no inferno... kKkKkKkKkKkKkKkKkKk!!! but anyway, em 2002, quando o segundo filme já estava nas locadoras, resolvi alugar (ainda em "VHS"), os dois primeiros filmes do Bruxo, por recomendação (E insistência) de meu grande amigo Matheus Cumming (Fã psico de Harry Potter e Senhor dos Anéis), quando terminei de assistir o segundo filme, já comecei a contar os dias,meses e na angustia de saber que teria que esperar até 2004 para chegar logo nos cinemas o terceiro filme.
taria com o Senhor das Trevas, bebendo Skol quente no inferno... kKkKkKkKkKkKkKkKkKk!!! but anyway, em 2002, quando o segundo filme já estava nas locadoras, resolvi alugar (ainda em "VHS"), os dois primeiros filmes do Bruxo, por recomendação (E insistência) de meu grande amigo Matheus Cumming (Fã psico de Harry Potter e Senhor dos Anéis), quando terminei de assistir o segundo filme, já comecei a contar os dias,meses e na angustia de saber que teria que esperar até 2004 para chegar logo nos cinemas o terceiro filme.
2001, "Harry Potter e a Pedra Filosofal" chega aos cinemas, o filme mostra a história de Harry Potter (Daniel Radcliffe), uma criança aparentemente normal que mora com seus tios,os terríveis Dursley, em Surrey, um subúrbio localizado em Londres. No seu 11º aniversário descobre, através de um misterioso homem chamado Rubeus Hagrid (Robbie Coltrane), que ele é na verdade, um feiticeiro. Ele também acaba por descobrir que é muito famoso no mundo mágico por ser aquele a quem todos chamam de "O menino que sobreviveu", já que ele foi a única pessoa no mundo que sobreviveu ao ataque do terrível feiticeiro Voldemort (Ataque esse que resultou na morte de seus pais "Lilly e James Potter") , e isso quando ele era apenas um bebé. Hagrid conta a Harry que ele foi aceito na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Na escola, Harry conhece aqueles que se tornariam "mais" do que somente amigos, mas seus companheiros de aventuras (Bem Nescau isso ai... kKkKkKkKkKkKKkkKkKK), Ron Weasley (Rupert Grint), e Hermione Granger (A hoje Lindíssima Emma Watson), aquele que se tornaria seu inimigo "Draco Malfoy" (Tom Felton), e claro, aquele que estaria sempre ao lado de Harry, para protegê-lo e guia-lo nos seus desafios, "Alvo Dumbledore"(Interpretado pelo saudoso Richard Harris).
2002- "Harry Potter e a Câmara Secreta" chega aos cinemas, no segundo filme da série, depois de férias terríveis com seus tios, Harry precisa voltar a Hogwarts . Mas "Dobby" um elfo 'doméstico" aparece para alertar a Harry, que ele corre grande perigo se voltar a Escola de Mágia. Novos colegas, novos professores, muitas e boas descobertas e um grande e perigoso desafio, que fará com que Harry possa descobrir mais sobre seu misterioso passado e sobre o passado de seu grande inimigo Lord Voldemort.
Criosidades: Chris Columbus, diretor dos dois primeiros filmes, dirigiu e produziu filmes conhecidos como: Esqueceram de Mim 1 & 2 (Diretor), Uma Babá Quase Perfeita (Diretor), O Homem Bicentenário (Diretor & Produtor), Percy Jackson e o Ladrão de Raios (Diretor), Os Goonies (Produtor), Gremilins (Produtor), Quarteto fantástico (Produtor), Uma Noite no Museu (Produtor) entre outros. E em 2004 finalmente chega "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban", dirigido pelo diretor mexicano Alfonso Cuarón (Do ótimo Filhos da Esperança). No terceiro filme da série, o Assassino Sirius Black fugiu de Azkaban, considerada até então como à prova de fugas, e tudo indica que ele está atrás de Harry. Para proteger Hogwarts são enviados os Dementadores, estranhos seres que sugam a energia vital de quem se aproxima deles, que tanto podem defender a escola como piorar ainda mais a situação.Considerado por muitos o melhor filme da saga, o filme destaca um fator muito importante: Devido a morte de Richard Harris em 2002, o Prof. Dumbledore passou a ser interpretado por Michael Gambon. Detalhe: O papel do Professor também foi oferecido a Sir.Ian McKellen e Christopher Lee.
Curiosidades [1]: "Sirius Black",é interpretado pelo sempre talentoso Gary Oldman (Também conhecido recentemente como o Comissário Gordon nos dois últimos filmes do Batman).Curiosidades [2]: Sir Ian McKellen declinou do papel de Dumbledore, após interpretar Gandalf, em O Senhor dos Anéis. Ele disse:"Eu tive problemas suficientes ao viver uma lenda. Duas seria esperar demais."
Em 2005 chega aos cinemas "Harry Potter e o Cálice de Fogo", o quarto filme, dirigido pelo diretor Mike Newell (Conhecido por dirigir Quatro Casamentos e um Funeral, O Sorriso de Mona Lisa, Donnie Brasco, Amor nos Tempos do Cólera e Princípe da Pérsia- As Areias do Tempo) o filme com um tom sômbrio e tenso (assim como o terceiro filme), mata a curiosidade dos fãs ao mostrar Lorde Voldemort (Interpretado pelo excelente Ralph Fiennes) e uma ameaça maior a Harry e toda Hogwarts. Copa Mundial de Quadribol, Torneio Tribuxo, Dragão Feroz, Resgate embaixo d'água, a Taça Tribuxo, Baile de Inverno, crises de ciúmes e muitas outras coisas, fazem desse (Na opinião de muitos fãs) o filme mais movimentado da saga.
Curiosidades: Um ainda desconhecido Robert "Edward Cullen" Pattinson, interpreta Cedrico Diggory.
E mais um ano de espera, até que em 2007, chega aos cinemas "Harry Potter e a Ordem da Fênix, o quinto filme da série, dirigido pelo diretor David Yates (Que viria a assumir a direção dos outros filmes) mostra uma situação pior para Harry, pois devido aos fatos acontecidos no filme anterior, muitos alunos não acreditam em Harry e nem no Professor Dumbledore quando esse avisam a Hogwarts sobre o retorno de Voldemort. Esse filme eu achei o mais tenso de todos, pois tem a morte de Sirius Black pelas mãos de "Belatriz Lestrange" (A talentosa, porém freak show, esposa de Tim Burton Helena Bonham Carter), "Dolores Umbridge"(Imelda Staunton),uma professora má, que castiga e maltrata seus alunos (Olha o Bullying em Hogwarts) e interpretações perfeitas de Daniel Radcliffe, Michael Gambon e Ralph Fiennes.
E mais um ano de espera (Lembro que tava ainda em Dublin, e sempre acompanhado pela internet, notícias sobre o próximo filme) eis que em 2009 chega aos cinemas "Harry Potter e o Enígma do Príncipe", no sexto filme da série, poucos dias após o confronto com Voldemort e os Comensais da Morte no Ministério da Magia, Harry Potter é levado por Alvo Dumbledore até a Rua da Fiação, onde conhece Horácio Slughorn (Jim Broadbent), o antecessor de Severo Snape ( O talentoso Alan Rickman) ao posto de professor de Poções da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Esse filme foi muito esperado, pois é marcado por uma das cenas mais tristes de todos os filmes, "A morte de Alvo Dumbledore" pelas mãos de Snape (Quem não assistiu ao filme e vier me chamar de estraga-prazer, por favor se mate mergulhando na lagoa do abaeté) e também o início da história entre Harry e Gina Weasley (Bonnie Wright), irmã do seu grande amigo Ron (Rupert Grint).
Finalmente chegamos a 2010, chegamos ao "Início do Fim" da saga do bruxo. "Harry Potter e as Relíquias da Morte- Parte 1 (Yes my friends, dividiram o último filme em duas partes, e "Crepúsculo" chupou a idéia também) chega aos cinemas com aquele ar de alegria, pois todos nós esperando o tão aguardado Duelo entre Harry e "Você- Sabe- Quem", ou "Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado" ou ainda "Aquele-Cujo- Nome-Não-Deve-Ser-Pronunciado, o finalmente entre Ron & Hermione, a verdade sobre Snape, Neville ( Matthew David Lewis) botando para f&%er e por ai vai. Mas também recebemos o filme com um aperto no coração, pois dentro de nós, estavamos dizendo: É pessoal, tá acabando, o que será de nós "Meros Trouxas"?.
Curiosidades: "Trouxas", Significa pessoas que não possuem poderes mágicos, não sendo então, bruxos.
15 de julho de 2011, "12:30", acabo de entrar na sala do Cinemark Salvador Shopping, só lembro de não querer ver trailer nenhum antes e começar logo o filme, só quando fui ver "Batman O Cavaleiro das Trevas", e finalmente começa. "14:55", saio da sessão de "Harry Potter e as Relíquias da Morte- Parte 2"... Perfeito, emocionante, o duelo entre Harry e Voldemort é fantástica, Ron & Hermione, a mãe de Ron colocando Belatriz no seu devido lugar... tudo perfeito e memorável. Colocando o óculos escuros na cara, para ninguém perceber meu olhar de tristeza. Acabou gente, não tem mais, não vai ter mais foto inédita, nem trailer, nem nada mais, o que me resta agora, são os filmes anteriores na minha coleção de DVDS, e a espera desse que acabei de assistir, chegar as lojas para poder comprá-lo.
Uma década, 7 filmes, resenhas, ansiedade, pena que acabou, mas valeu e muito a pena. A escritora britânica J. K. Rowling, "muito obrigado"!!!, você criou para nós um mundo mágico e fantástico que nos fez rir, chorar, se assustar, nos apresentou a personagens maravilhosos que nos identificamos, e com um pouco de mágia e fantasia na cabeça, falamos dentro de nós mesmos: "Queria ser como o Harry, a Hermione, o Ron" e por ai vai...
Ao elenco e participações nos filmes, uma salva de palmas (Como aconteceu no cinema semana passada) para vocês,sentiremos falta desses personagens maravilhosos que vocês de forma fantástica interpretaram durante esses "10" anos.
Aos diretores Chris Columbus, Alfonso Cuarón, Mike Newell e David Yates, me curvo ao talento de vocês por trás das câmeras.
Ao Maestro John Williams, muito obrigado por ter feito um tema perfeito para Harry Potter (Quem nunca assobiu aquele tema?).Um obrigado a Warner Brothers, por acreditar e lançar os filmes pelo mundo afora.
Um obrigado muito especial ao meu grande amigo "Matheus Cumming", por ("Graças Jaga") ter insistido para eu alugar os dois primeiros filmes.
Alexandre Rocha