domingo, 31 de outubro de 2010

Faça negócios com custo zero

Por Bruno Mello*
Não gosto de títulos que chamem atenção para uma solução milagrosa de um problema. Mas sabe que é possível fazer um evento como forma de promover e gerar negócios sem gastar um tostão? E de forma simples. Pode ser uma festa, um workshop, um seminário, uma feira, um lançamento de um produto e um cem números de ocasiões em que é possível juntar profissionais com interesses comuns. Muitos que lêem este texto sabem disso. O problema é: por que não fazem eventos?
Fazer um evento dá trabalho, é verdade, mas o resultado sempre é bom desde que haja um planejamento irretocável e o conteúdo apresentado seja relevante e diferenciado. A tarefa começa no porquê do evento. Será para elevar a receita, para gerar relacionamento ou os dois? O site Mundo do Marketing, por exemplo, tem nos eventos um dos seus focos de negócio. Só lembrando que somos um veículo de comunicação na Internet especializado em marketing e, como toda mídia, não esgota suas possibilidades onde nasce sua fonte.
Com os seminários e workshops, divulgamos o site ainda em diversos tipos de plataformas que não fazemos tradicionalmente, como publicidade e marketing direto. Com os eventos, transportamos nossa filosofia virtual para o mundo real. Reunindo pessoas em torno de um mesmo tema, reunimos potenciais clientes e, tão importante quanto, juntamos pessoas para pensar em seus negócios. Raramente saímos, todos, de um evento sem ter boas idéias e fazer bons contatos para o negócio. E quem paga a conta? O patrocinador. Mas não é, assim, uma relação promiscua?
Não. Quem patrocina um evento investe seus recursos porque sabe que ali vai encontrar seus clientes e prospetcs. Ele também vai fazer negócio. E quem pode patrocinar um evento? Seus parceiros, seus clientes, fornecedores, e quem faz parte do universo do seu mercado, pois tem o mesmo objetivo que o seu. Dificilmente em uma conversa informal com seus pares no mercado não surgiram problemas em comum. Pegue esses problemas e transforme-os em oportunidade.
Por mais desenvolvido que um mercado seja, existem muitas brechas para novas ações. Agora, o complicado é tirar as pessoas do escritório. Muitos só saem quando têm reuniões importantes com clientes. Eis um problema, mas para eles. Hoje, muito mais do que pouco tempo atrás, sem as facilidades tecnológicas contemporâneas, ficamos no casulo.
E aí perdemos as oportunidades do mundo lá fora. Sejam em eventos ou numa simples observação na rua. Quem trabalha com marketing e comunicação precisa de idéias. E de boas idéias. E elas só vêem com experiências. Um bom evento é capaz de promover esta experiência.

Fonte: www.mundodomarketing.com.br