segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Saiba como reformar o banheiro gastando pouco

Com uma decoração charmosa, o chão antigo do banheiro não precisa ser substituído. Foto: Better Homes and Gardens
Por Pollyana de Moraes
Já mostramos aqui no site do GNT que é possível reformar sala, quarto e cozinha sem o temido quebra-quebra e aquelas obras intermináveis. Para finalizar a nossa série, chegou a hora de provar que o banheiro também pode ser renovado nos mesmos moldes, com economia de dinheiro e de tempo.
A arquiteta Giselle Macedo, que desenvolve projetos com esse perfil, é quem dá as dicas.
Azulejos velhos? Papel de parede!
Antes de qualquer protesto contra o papel de parede no banheiro, já adiantamos que o recurso só vale para as partes secas do ambiente, ou seja, que ficam fora do box. Se os azulejos são do tempo da vovó, faz muito bem dizer adeus a eles com uma massa corrida que, só então, servirá de base para o papel.  "Os mais indicados para o banheiro são os papéis de parede emborrachados, resistentes à umidade. A vida útil da peça varia de acordo com o uso desse ambiente. Recomendamos mais para o lavabo ou o banheiro de hóspedes", explica a arquiteta Giselle Macedo.

Rejuntes "fresquinhos" contra o mofo
Não é lá muito agradável entrar no box para tomar aquele banho relaxante e dar de cara com os rejuntes cheios de manchas causadas pelo mofo. Contra esse problema, Giselle recomenda raspar os rejuntes antigos e substituí-los por um de epóxi, que não acumula sujeira ou umidade, além de ter uma limpeza fácil. “Esse processo de raspagem pode levantar um pouco de poeira, mas o resultado do esforço vale a pena”, avisa a arquiteta.

Espelho, espelho meu
Não é nenhuma novidade que os espelhos são capazes de ampliar os ambientes, dando a eles mais profundidade. No banheiro, o recurso pode ser usado sem economia sobre a pia ou do lado oposto ao box.

Detalhes tão pequenos (e tão lindos)
Para arrematar a decoração do novo banheiro, vasinhos de flores, toalhas coloridas, velas e outros mimos fazem toda a diferença. Se couber no orçamento, é possível ainda substituir a louçaria e os metais (pia, torneira, vaso sanitário) outros mais novos e modernos. "A cuba quadrada é uma boa opção, porque não ocupa muito espaço e há modelos em conta disponíveis nas lojas", explica a arquiteta Giselle Macedo.Fonte:GNT